• No Brasil, ligue: +55 11 3280 0906
  • No Reino Unido, ligue: +44 20 7636 8500
  • WhatsApp: +44 78 9176 4830
Manual de Sobrevivência

Os 10 benefícios de fazer um intercâmbio

Estudar no exterior pode ser uma das experiências mais benéficas que um estudante universitário pode ter. Ao fazer um intercâmbio, os alunos têm a oportunidade de estudar em um país estrangeiro, e conhecer a cultura de uma nova terra, o que é realmente fascinante! Sem falar no tanto que um intercâmbio em outro país agrega no seu currículo. Aqui está uma lista com as 10 principais razões para se estudar no exterior!

1. Veja o mundo

O maior motivo pelo qual você deveria considerar um intercâmbio é a oportunidade de ver o mundo. Ao estudar no exterior, você vai conhecer um país completamente novo, com novas perspectivas, costumes e atividades. Os benefícios de se estudar no exterior incluem a oportunidade de ver novos terrenos, maravilhas naturais, museus e monumentos desse país que agora te abriga.

Além disso, quando você estiver no exterior, você não  precisa necessariamente viajar apenas dentro da nação em que você está estudando  – por que não visitar os países vizinhos?! Por exemplo, se você estudar em Paris, você terá a opção de viajar por várias partes da Europa, incluindo Londres, Barcelona e Roma.

2. Educação

Outro motivo pra você poder considerar a possibilidade de fazer um intercâmbio é a chance de experimentar diferentes estilos de educação. Ao se inscrever em um programa de estudo no exterior, você terá a chance de ver um lado da educação que você pode não ter tido a chance de ver em casa.

Você vai descobrir que imergindo-se  completamente no sistema de ensino do seu país de acolhimento é uma ótima maneira de realmente conhecer e compreender as pessoas, suas tradições e sua cultura. A educação é a peça central de qualquer intercâmbio e, afinal, o intercâmbio é um programa de estudo no exterior, e escolher a escola certa é um fator fundamental deste processo.

3. Abrace uma nova cultura

Muitos estudantes que optam por estudar no exterior estão deixando sua casa pela primeira vez. Quando eles chegam no seu novo país de acolhimento, eles  ficam fascinados pelas perspectivas culturais distintas. Quando você estudar no exterior você vai ter uma experiência incrível descobrindo comidas diferentes, costumes, tradições e ambientes sociais.

Você vai descobrir que você terá uma melhor compreensão e apreciação pelas pessoas desta nação, assim como pela sua história. Fazer um intercâmbio é ter a oportunidade de presenciar uma forma  de vida completamente diferente da sua.

4. Aprimore suas habilidades em outro idioma

Provavelmente, se você está pensando em estudar no exterior, uma das grandes vantagens é a oportunidade de se estudar uma língua estrangeira. Estudar no exterior lhe concede a oportunidade de mergulhar completamente em um novo idioma, e não há melhor maneira de se aprender uma nova língua do que adentrando completamente o seu universo.

A sua escola de idioma vai lhe oferecer aulas diárias, para lhe proporcionar uma educação mais formal desse novo idioma. Mas além disso, é de fundamental importância que você explore o lugar em que você agora vive. Passeie no seu tempo livre, converse com as pessoas, absorva o máximo que você puder dessa  língua no dia a dia. Mergulhar em uma nova cultura é ir muito além de uma experiência puramente acadêmica.

5. Oportunidades de carreira

Quando o seu intercâmbio terminar e chegar a hora de você voltar pra casa, você vai ver que retornará com uma nova perspectiva de vida. Você terá mais conhecimento sobre esta determinada cultura, novas habilidades linguísticas, uma boa educação, e uma vontade de aprender mais e mais. Sem mencionar que tudo isto contará muito na hora de arrumar um novo emprego.

Pesquisas apontam que 97% dos estudantes que se graduaram e que já tiveram uma experiência de intercâmbio acharam um emprego em até 12 meses após a graduação, enquanto a taxa do grupo dos que nunca fizeram intercâmbio é de apenas 49%. Portanto, a chance dos que fizeram intercâmbio de se posicionar no mercado de trabalho é duas vezes maior do que os que não fizeram. O salário inicial é 25% mais alto para o grupo de intercambistas do que  para aqueles que nunca fizeram intercâmbio (Confira a pesquisa completa aqui).

6. Descubra novos interesses

Se você ainda está se questionando sobre as vantagens de um intercâmbio, você deve saber que estudar em um país diferente oferece muitas novas atividades e interesses que você nunca descobriria se tivesse ficado em casa. Você pode descobrir que você tem um talento ainda não descoberto, como por exemplo, em algum esporte, seja ele aquático, ou esqui na neve, ou golfe, ou vários outros novos esportes que você provavelmente nunca teria contado caso não tivesse feito um intercâmbio.

Você também terá a oportunidade de aproveitar novas e emocionantes formas de entretenimento. Peças de teatro, exposições, filmes, museus, danças e festivais de música são apenas alguns dos eventos que você pode desfrutar. E outra, muitos deles com entrada grátis!

7. Faça amigos para a vida

Um dos maiores benefícios de se estudar no exterior é a oportunidade de fazer novos amigos, de diferentes origens, que você pode carregar para toda a vida. Ao fazer um intercâmbio, você vai frequentar uma escola de idiomas diariamente, tendo assim a chance de conviver com os estudantes. Isso dará a você a oportunidade de realmente conhecer pessoas e criar relações duradouras.

E quando o intercâmbio chegar ao fim, faça um esforcinho para manter contato com  os seus amigos internacionais. Além de premiar as relações pessoais, estes amigos também podem ser ferramentas importantes de contato no futuro.

8. Desenvolvimento pessoal

Não há nada como morar sozinho em um outro país. Você pode descobrir que estudar fora realmente pode trazer a sua natureza independente à tona. Os alunos que estudam no estrangeiro tornam-se exploradores, e realmente descobrem  as curiosidades e excitações que um novo país abriga.

Um dos benefícios de se fazer um intercâmbio é a oportunidade de descobrir a si mesmo, enquanto ganha uma compreensão de uma cultura diferente. Estar em um novo lugar por si mesmo pode ser, por vezes,  um quanto difícil. Mas isso testa a sua capacidade de se adaptar a diversas situações, como também a sua capacidade de resolver problemas. Fazer um intercâmbio te deixa mais maduro, mais experiente, e com certeza mais independente.

9. Admissão em cursos, entrevistas de emprego etc.

Assim como futuros empregadores, conselhos de admissão de cursos valorizam muito a experiência de intercâmbio. Os alunos que estudam no estrangeiro exibem mais versatilidade. Mais importante, os alunos que estudaram no exterior demonstram apenas como eles são comprometidos com a sua educação: eles têm a curiosidade e perspicácia educacionais para serem um líder.

A experiêcia de intercâmbio mostra que você não tem medo de abraçar novos desafios ou colocar-se em situações difíceis. Portanto, vai contar muito na hora de adentrar uma vaga de emprego que  exija um espírito de liderança, assim como a habilidade de lidar com riscos e solucionar problemas.

10. Experiência de vida

Por que estudar no exterior? Para a maioria das pessoas, esta  pode ser a única oportunidade que elas terão de viajar para o exterior, em um longo período de tempo. Ao longo do tempo, nos tormanos mais e mais ocupados com o nosso trabalho, depois com a formação de uma família, responsabilidades de uma casa e etc. A oportunidade de estudar no exterior pode vir a ser uma única oportunidade em toda a sua vida. Portanto não a disperdice!

Aproveite esta oportunidade de viajar pelo mundo sem compromissos, mas estudando e aprendendo sobre novas culturas. Estudar no exterior é uma experiência diferente de qualquer outra. Diga sim ao novo!

fonte: olamundodotblog

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

X

Pin It on Pinterest

X
Translate »