• No Brasil, ligue: +55 11 3280 0906
  • No Reino Unido, ligue: +44 20 7636 8500
  • WhatsApp: +44 78 9176 4830
Manual de Sobrevivência

7 dicas para economizar e realizar o sonho do intercâmbio

O que você está fazendo para economizar e realizar seu sonho do intercâmbio?

Uma porcentagem enorme de jovens sonham em fazer um intercâmbio. Não à toa, já que estudar fora é uma experiência que não apenas recrutadores brasileiros valorizam, mas pela experiência de vida, por viajar, fazer novos amigos, viver mais independente, aprender ou aprimorar um novo idioma que trará benefícios para diversas etapas da vida e, claro, pra abrir a mente!

Mas com a economia brasileira não muito favorecida, é sempre bom apertar um pouco o bolso e saber como economizar para realizar o sonho de fazer um intercâmbio.

E existe, sim, uma maneira, nós mostraremos como. A seguir, vamos dar umas dicas bacanas pra você pôr em prática já e fechar seu curso no exterior de uma vez por todas sem comprometer muito sua renda mensal.

  1. Decida o destino, pelo menos, 6 meses antes

O bacana de fazer um intercâmbio é também o antes. A viagem começa antes da viagem e é uma fase deliciosa. Além de você se beneficiar porque planejou tim tim por tim tim, consegue tarifas melhores nas passagens e pode usufruir de promoções especiais, e ter mais tempo para fazer o pagamento e saber quanto deve guardar por mês para realizar seu objetivo. Planejamento é tudo, palavra de ouro.

  1. Dê um tempo nas suas saídas “desnecessárias”

Adora ir para o restaurante badalado da sua cidade, não perde a nova coleção de roupas da sua loja favorita e viaja frequentemente aos fins de semana? Que tal dar uma maneirada? Não parece, mas deixar de fazer um ou outro programinha economiza uns bons dólares, euros, libras..Pense assim “Esse vestido lindo de R$300 é a prestação de minha experiência no exterior daqui a alguns meses”. Exemplos e comparações ajudam na decisão.

  1. Evite a alta temporada

Esse é o mesmo conselho que fazemos se você for viajar para qualquer lugar, mesmo a lazer. Os preços, como você já sabe, são mais altos, as atrações turísticas vão estar mais lotadas, o atendimento nos lugares não vai ser igual e as escolas de idioma estarão mais saturadas, com taxas adicionais de alta estação tanto no curso como nas acomodações. O clima pode ser melhor, mas você pode acabar não aproveitando tanto o dia tendo de parar em mil lugares para tomar uma água gelada. A primavera e o outono são excelentes épocas, pois o clima é ameno e há bem menos turistas, usufruindo de uma experiência muito mais local, própria do intercâmbio.

  1. A taxa de câmbio

Fique sempre atento às taxas de câmbio do seu destino escolhido e dê preferência por países com uma taxa melhor em relação ao seu país. Assim não pesa tanto no bolso. Mas tente sempre se informar sobre os custos com transporte e alimentação antes de decidir onde estudar, pois a taxa de câmbio pode ser melhor em determinado lugar, mas com preços bem mais altos que lugares com taxa de câmbio mais alta. Vale pesquisar!

  1. Calcule gastos com transporte e alimentação e durante a estadia

Conforme falado acima, é superimportante saber o quanto você vai gastar com transporte e alimentação. Isso pode influenciar em qual escola você vai estudar – ser perto da sua acomodação pode diminuir os gastos com transporte – e que tipo de acomodação você vai ficar e qual o regime alimentar, se inclui café da manhã e almoço, por exemplo. Gaste tempo com planilha e cálculos e não saia perdendo. Tenha um orçamento real não só do quanto você precisa para pagar o curso, a acomodação, as taxas de aconselhamento, passagem, seguro, mas o durante também, quando você já estiver lá. Essencial. E até para as comprinhas que você vai querer fazer!

  1. Escolha destinos onde algum amigo/conhecido/parente mora

Todo mundo hoje tem alguém próximo que mora fora. E fazer uma visita juntando um intercâmbio pode ser uma boa ideia. Verifique se a pessoa pode te hospedar pelo período desejado e você vai economizar bastante em acomodação, que é custosa e é o que geralmente mais pesa no orçamento.

  1. Considere a possibilidade de viajar acompanhado

Não só porque é uma delícia viajar com um amigo ou com um parente querido, mas porque muitas escolas oferecem descontos para quem se matricula junto e você pode optar por acomodação no mesmo quarto, com um preço mais em conta do que se fosse um quarto individual.

 

E aí, decidiu? Sabe que, para qualquer decisão, nós estamos aqui!

Bom planejamento e fale conosco quando quiser! 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

X

Pin It on Pinterest

X
Translate »